7 de maio de 2011

Envenamento de cães

 O que Fazer ?


Cães e outros animais estão sujeitos ao envenamento acidental e proposital. Os cães particularmente propensos ao envenenamento pelo fato deles comerem praticamente tudo. Infelizmente o envenenamento proposital de cães é uma realidade que precisamos saber nos defender. Confira algumas dicas para que seu cão não passe por isso!

.:. O que você pode fazer para ajudar seu cão contra essa covardia
Muitas pessoas se preocupam com este tipo de covardia por causa de assalto mas, a verdade é que a maioria das mortes caninas com veneno são provocadas por vizinhos mal-humorados e que se incomodam com o barulho exercido pelo cão. A melhor forma de proteger nossos cães contra a maldade humana é mantê-los dentro de casa. Um animal solto no quintal fica muito vulnerável. E mais ... hoje em dia os ladrões já não utilizam mas a isca de comida. Eles enchem um balão (bexiga) com veneno e atiram sobre o cão que, fatalmente, irá lamber-se.
Prestem atenção nas dicas fornecidas pelo California Poison Control System
  • Alimente seu animal de estimação apenas com ração. O teor de gordura dos alimentos pode causar pancreatite em cães. Nunca dê aos cães alimentos que você acha que possa estar estragado. Os animais podem passar mal com alimentos tão facilmente quanto os humanos.
  • Mantenha trancado locais perigosos que o animal possa ter acesso como garagem ou locais de armazenamento que contenham produtos como inseticidas, fertilizantes, produtos de limpeza e outros do gênero.
  • Quando precisar comprar alguma isca para matar insetos, escolha aquelas que não apresentam formas de rações caninas.
  • Amendoins podem ser utilizados como atrativos paras matar ratos e insetos. Os amendoins  também são um atrativo para os cães. Mantenha seus cães longe de locais onde você espalhou estes produtos.
  • Após o uso doméstico, limpe imediatamente as peças automotivas. Estes produtos tem gosto doce que pode atrair os animais. Mesmo uma pequena quantidade que caía no chão e venha a ser lambida pelo cão, pode causar uma insuficiência renal ou morte.
  • Use pesticidas, como sprays repelente de pulgas ou shampoos com cuidado. Leia as advertências antes de usar o produto. Nunca use produtos de cães em gatos. Os gatos são muito mais sensíveis  aos efeitos tóxicos dos produtos. Interrompa o uso imediatamente quando algum sintoma estranho e incomum aparecer. 
  • Nunca transfira produtos tóxicos para jarras ou vasilhas nas quais os animais possam beber água.
  • Não deixe medicamentos próximo do alcance dos animais. Se você deixar cair uma pílula, pegue-a antes que seu cão a encontre e a coma.
  • Procure sempre um médico veterinário antes de medicar seu cão.Muitas das medicações contra-indicadas (acetaminofen, aspirina ibuprofen) podem causar toxicidade severa em cães e gatos, mesmo quando apenas uma pípula é administrada. Ao invés de cuidar do seu pet, você pode estar o envenenando.
  • Não deixe seu cão comer chocolate. Chocolate contém um ingrediente chamado teobromina que age de forma similar à cafeína. Altos teores de teobromina podem causar vômitos, diárreias, tremores, estresse, excitação e até mesmo o coma. Veja nossa matéria sobre Intoxicação por Chocolate.
  • Escolha as plantas da sua casa com cuidado. Algumas plantas que são consideradas não tóxicas para humanos podem ser tóxicas para os animais.
  • Cuide dos curiosos! Os cães mais jovens têm segurança para morder tudo o que vêem pela frente, especialmente quando os dentes começam a nascer. Certifique-se que os brinquedos são atóxicos e que não tenha nada perigoso à sua volta para morder.
  • Tenha o número do telefone do veterinário para o caso de uma emergência. Se você suspeitar de envenenamento, chame o veterinário. Lembre-se: Manter a atenção pode fazer uma diferença crucial para seu pet.
  •  As três causas mais comuns de envenenamentos graves em cães são iscas contendo metaldeído (utilizado para matar larvas em jardins), venenos para rato e etilenoglicol anticongelante (thinners). Apenas um pouco destes produtos podem causar intoxicação. O tratamento é prolongado e caro! Com cuidado, você pode prevenir intoxicações seu animal. Fonte: California Poison Control System
     
    Quando seu cachorro localizar um rato morto não deixar ele de espécie nehuma tocar no animal envenenado, porque seu pet pode tambem ser envenenado pois o veneno ainda se encontra presente no rato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário