Os vet da clínica Quatro Patas recomendam/ Vacina: Boa para o Cão e O Dono










Vacinar é uma grande prova de amor, não só ao cão, mas também a você mesmo. É que as mais terríveis doenças causadas por vírus e bactérias - aquelas que me poucos dias transformam um cão saudável em um doente terminal. O que representam muito sofrimento para ambos e para piorar a situação o animal poderá ser sacrificado. 


O que fazer


Vacinar seu cão significa aumentar as defesas do oroganismo é a maneira mais inteligente, prática e econômica de afastar doenças causadas por microorganismos. Os mais sujeitos às doenças são os filhotes, mas adultos tamém podem desenvolver esses vírus caso ele não tenha tomado a vacinas nos prazos estipulados. As vacinas servem para estimular e reforçar o sistema imunologico do seus amiguinhos (cães e gatos). Filhotes  são um total de três vacinas mensalmente  e depois anualmente desde a última data que você vacinou seu filhote, pois a vacina tem efeito limitado. Além da vacinação os donos devem ter cuidado com ambiante que o seu amigo esteja  localizado. Manter o ambiente límpo sempre trocar a água da vasilia do seu cão e não manter a comida do seu cão sempre nova ajuda a evitar desde insetos até ratos. No entanto, caso seu animal ainda não está com todas as  vacinas completas ou o prazo de validade da vacina está perto do seu vencimento deve-se evitar contatos com ambiente externo e contatos com outros cães, pois seu cão está vulneráveis a esses parasitas. 

Glitters
Anticorpos Maternos 


Nas primeiras semanas, o filhote não produz a própria imunidade a doenças, apenas usa os anticorpos recebidos da mãe através do colostro (o leite materno) . A duração dessa proteção depende de quantos anticorpos a mãe passou e de quanto o sistema imunologico foi exigido            ( geralmente dura de 6 a 16 semanas) 
Uma ninhada de uma progenitora não vacinada recebe menos anticorpos do que de uma mãe já vacinada . Quando esses filhotes são doados ou até vendidos podem ter sua saúde ameaçada pois nós humanos podemos transportar esses germes atráves da sola do sapato ou da roupa que usamos no dia-a-dia. 


Como funcionam as Vacinas



As vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem a produção de anticorpos que combatem doenças específicas e criam uma "memória" no sistema imunológico para acelerar essa produção quando o organismo é atacado. Logo depois de vacinado, o organismo fica desenvolvendo a "memória" por cerca de 15 dias. Nos cães adultos, uma dose já basta para renovar seu sistem a imunológico e tem um prazo de validade de um ano, ou seja, é necessário a sua renovação anualmente de caordo com a data da última vacinação, já nos filhotes é necessário três doses
Veja abaixo a tabela de vacinas: 


Quadro de vacinação em Cães
  60 dias de idade  Vacina Octupla - 1ª dose
  90 dias de idade   Vacina Octupla - 2ª dose
  120 dias de idade  Vacina Octupla - 3ª dose
1 semana após a aplicação da 3ª dose da Octupla   Vacina Anti-Rábica

OBS: O reforço das vacinas octopla e Anti-rábica deve ser anual.


Bonecas
Obrigada pela visita!