2 de junho de 2011

Glitters
"TOSSE DOS CANIS": RISCO       AOS CÃES AUMENTA NOS MESES MAIS FRIOS DO ANO




Traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida como “tosse dos canis”: risco aos cães aumenta nos meses mais frios do ano

A gripe canina afeta diretamente o sistema respiratório dos cães. A Merial recomenda intensificar a vacinação dos cães nos meses mais frios do ano.

No inverno, o clima frio e seco favorece o aparecimento da gripe, facilmente transmitida por meio da tosse e do espirro. Com os cães não é diferente, a traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida como “Tosse dos canis ou gripe canina” , é uma doença aguda e altamente contagiosa, cuja melhor forma de prevenção é a imunização.

Os agentes causadores mais freqüentes são a bactéria Bortedella bronchisseptica e os vírus da Parainfluenza e adenovirose canina tipo 2. A transmissão ocorre mais freqüentemente quando há aglomeração de animais, por exemplo, em parques, praças, canis, hotéis para cachorros, abrigos e loja de animais. O principal sintoma é a tosse seca e repetida que freqüentemente piora com os exercícios físicos, agitação ou mesmo pela pressão da coleira. Outros sintomas, como secreção nasal, falta de apetite e febre, podem ser indícios de quadros mais graves da gripe canina.

Segundo o médico veterinário Leonardo Brandão, gerente técnico de pequenos animais da Merial, os mais atingidos pela gripe canina são os filhotes recém-desmamados, que ainda não têm a imunidade fortalecida. Entre os adultos, também estão vulneráveis à contaminação os animais debilitados por outras doenças, submetidos ao estresse ou que passaram por longas viagens, confinamento em clínicas, hotéis, exposições, ou ainda, submetidos à alimentação inadequada.

Para prevenir a traqueobronquite infecciosa canina, o médico veterinário da Merial informa que a solução mais adequada é a imunização. “É de extrema importância a vacinação anual dos animais, a qual protege durante o ano todo”, afirma Brandão. “Outros cuidados devem ser levados em consideração, como manter o animal protegido do frio, da umidade e do vento (se necessário providencie roupas próprias para animais); evitar banhar os animais nos dias frios e as aglomerações de cães durante o inverno, e ainda, isolar os animais doentes”, completa o veterinário da Merial. Deve-se lembrar que, como para a gripe humana, as vacinas contra a gripe canina minimizam os sintomas da doença, mas podem não impedir que os animais desenvolvam sintomas brandos. Em alguns casos, episódios de tosse e espirros podem ocorrer mesmo nos animais vacinados. “De todo modo, a vacinação é a melhor forma de prevenir a doença”, completa Leonardo Brandão.

Solução Merial Saúde Animal: A Merial, líder mundial em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias em saúde animal, disponibiliza a vacina Pneumodog®, que estimula a proteção dos cachorros de forma extremamente eficiente e segura.

Mais informações sobre a linha de produtos para pequenos animais da Merial podem ser obtidas pelo site: www.merial.com.br ou pelo SAC 0800 8887387.

Nenhum comentário:

Postar um comentário